Índice do artigo
O que é o Golden Visa Portugal?
O Golden Visa, oficialmente chamado de Autorização de Residência para Atividade de Investimento, é uma modalidade de visto de residência em Portugal que concede a autorização para viver no país – e desfrutar das vantagens de fazer parte da Comunidade Europeia – para estrangeiros que comprovem a realização de determinados tipos de investimento no país.
Mantendo o investimento por pelo menos cinco anos, estes estrangeiros têm direito a solicitar a nacionalidade portuguesa.
Quem pode solicitar o Golden Visa Portugal?
Podem requerer o Golden Visa todos os cidadãos estrangeiros extracomunitários exerçam uma atividade de investimento, pessoalmente ou através uma sociedade constituída em Portugal ou noutro Estado-Membro da União Europeia e com estabelecimento estável em Portugal, e pelo menos um dos requisitos quantitativos previstos na legislação aplicável.
Nomeadamente, os requisitos quantitativos aplicáveis são os seguintes:
Quais as vantagens do Golden Visa Portugal?
Através deste Regime, Portugal busca incentivar o investimento estrangeiro no país ao nível das pessoas singulares (cidadãos estrangeiros) e, em contrapartida, o beneficiário do Golden Visa adquire a possibilidade de:
Portanto, trata-se de uma excelente alternativa para quem deseja aproveitar as oportunidades de investimento em Portugal e, ao mesmo tempo, para quem deseja residir ou trabalhar legalmente em Portugal e ainda circular pelo Espaço Schengen sem a necessidade de visto. Sendo que ao final de 5 anos poderá ainda solicitar uma autorização de residência permanente ou a cidadania portuguesa (“passaporte português”).
Facilidade para adquirir nacionalidade portuguesa
Além disto, o Golden Visa é a via adequada para aqueles que desejam adquirir a nacionalidade portuguesa sem ter que necessariamente residir no país durante o período legalmente exigível para o efeito (5 anos de residência). Ou seja, ideal para um investidor que não pretende ou não pode residir em Portugal por um período mínimo de 5 anos (regra geral estabelecida na Lei da Nacionalidade Portuguesa).
O titular do Golden Visa poderá ainda se beneficiar do reagrupamento familiar, isto é, do pedido de um Golden Visa também para os seus familiares diretos, como cônjuges e filhos, mediante o preenchimento dos requisitos legais aplicáveis, claro.
Requisito Temporal Mínimo
Além do requisito quantitativo mínimo (investimento necessário), este Regime também prevê um requisito temporal mínimo a ser cumprido:
Permanência em Portugal por um período não inferior a 7 dias no primeiro ano, seguidos ou interpolados, e 14 dias, seguidos ou interpolados, nos subsequentes períodos de 2 anos.
Validade e Renovações
O Golden Visa é atribuído para um período de 1 ano e depois renovado por 2 períodos sucessivos de 2 anos. Portanto, o investimento, em qualquer modalidade, tem de ser mantido por cinco (5) anos, desde a data da concessão da Autorização de Residência.
Conforme referido previamente, após 5 anos de autorização de residência é possível solicitar a cidadania portuguesa, por naturalização, ou a autorização de residência permanente.
Especialistas em Golden Visa
Como a procura pelo Golden Visa aumentou muito, começaram a surgir serviços especializados para auxiliar as pessoas que tem interesse nesse requisitado visto.
Neste sentido, caso deseje um auxílio profissional para lhe ajudar a perceber qual é o melhor cenário para o seu caso específico, a investir com mais tranquilidade e segurança, bem como cuidar de todos os trâmites legais e burocráticos para conseguir o seu Golden Visa e sua residência em Portugal, pode contar com a Thronus Real Estate.
Há mais investimento estrangeiro em Portugal?
O Golden Visa Portugal foi criado em 2012, quando Portugal e toda a Europa ainda buscavam se reerguer das consequências da forte crise mundial de 2008.
A concessão de vistos via venda de imóveis foi, então, uma excelente forma de aumentar o investimento estrangeiro no país de maneira rápida. Estima-se que Portugal tenha arrecadado mais de 5 bilhões de euros com o programa. E que tenha concedido cerca de 8 mil vistos deste tipo desde o início do programa, em 2012.
Quem está a investir?
A maioria das pessoas que investem em Portugal e solicitam o Golden Visa são pessoas que possuem capital e estão interessadas na possibilidade de viver na Europa sozinhos ou junto com a família e, ainda, garantir um “passaporte europeu” ao final de 5 anos de investimento.
Em que os estrangeiros investiram para conseguir o Golden Visa?
Mais de 90% do investimento realizado foi direcionado ao setor imobiliário, sendo uma boa parte destes imóveis destinados a aluguel por temporada para turistas na região de Porto, Lisboa e ilha da Madeira como uma boa fonte de rendimentos aos seus proprietários.
Quais as nacionalidades que mais pedem o Golden Visa em Portugal?
As nacionalidades que mais estão investindo em Portugal, ou seja, as que mais estão solicitando o Golden Visa em Portugal são China, Brasil, Turquia, África do Sul e Rússia.
Por que tanta gente quer investir em Portugal?
São inúmeros os fatores: qualidade de vida, segurança, estabilidade, localização estratégica, clima, profissionais altamente qualificados, baixo custo de vida, facilidade na criação de uma empresa, apoio ao empreendedorismo e start-ups, excelente infraestrutura, oferta turística completa, muita cultura e gastronomia de ponta.
Quer saber mais sobre o Golden Visa?Veja o vídeo: